quarta-feira, 30 de março de 2011

Escada: fácil ou difícil?

    Resposta: tudo depende da sua criatividade!
   A escada no AutoCAD não é um "bicho de sete cabeças". O que eu posso dizer é que para começar você precisa saber a altura do pé-direito(altura das paredes do térreo), assim você já pode estudar o dimensionamento dos degraus(altura, largura e comprimento). Também deve ser lembrado o tipo de cliente para o qual esta escada será desenvolvida. Por exemplo: se for para uma casa onde moram idosos a escada deve ser bem ampla, com degraus não muito curtos, com corrimão na lateral e com piso antiderrapante; se for uma casa com em que morem crianças , utilizar as mesmas características citadas acima, mas acrescentando portões de segurança tanto na parte superior quanto na parte inferior. 


   A escada que será apresentada logo abaixo foi criada por mim, onde eu primeiramente a dimensiono no papel e em seguida eu passo para o AutoCAD.

     Uma Super Dica!
   A melhor forma que eu encontrei para fazer uma escada foi escolhendo a lateral na qual eu iria trabalhar(clique ou digite view,3D view ,SW isometric). A reta que você utilizará é a Z. Para que a escada seja feita com menor margem de erro é preciso que as paredes já estejam levadas. Em seguida você utilizará a ferramenta Polyline para fazer uma linha sem quebras, você terá que desenhar com bastante cuidado para não dar aqueles dois cliques, basta dar apenas um clique e digitar o tamanho desejado, tanto para a altura tanto para a largura. Mais precisamente será feito o contorno da escada para que você não precise utilizar o comando boundary, de modo que seja utilizado apenas o extrude.
   Quando você terminar de fazer o contorno da lateral Z da escada ela deve ficar totalmente demarcada quando você passar o mouse por cima dela.Em seguida utilize o comando extrude para indicar a largura da sua escada.



   Esta escada é bem simples e rápida de reproduzir no CAD.
   Escadas não são difíceis, o que as torna um pouco complicadas é o design, mas um dos maiores méritos da evolução da arquitetura é a junção de funcionalidade e beleza, o que torna o um bom trabalho dos designers a "menina dos nossos olhos".

2 comentários:

  1. Boa noite,ve se pode me ajudar...Preciso fazer uma escada com um patamar,sendo que esta tera que fazer uma curva de 90 graus,e o comodo tem 1.70 x 2.80 e altura de 2.75.Meu receio é que esta fique muito em pe.Grato Adriano

    ResponderExcluir
  2. Boa noite como dividir uma escada muito retá ela tem 1,50m de altura ela tá muito inclinada e não estou conseguindo dividir os degraus

    ResponderExcluir