quarta-feira, 30 de março de 2011

PDF Creator, não!

   Você já ouviu a expressão "quem não tem PDF Creator  caça com Print Screen e Photoshop"?
   Pois é, queridíssimo leitor! Não perca os seu cabelos se você não tiver o PDf Creator.
  Não estou incentivando, mas você pode fazer um "arranjo técnico".
  Uma dica pra vocês: você pode começar ocultando as barras do AutoCAD para que haja um espaço maior para ser dado um zoom, depois você clica  na tecla Print Screen localizada no teclado e abre um arquivo novo no Photoshop (até no Word dá certo se você quiser fazer a ilustração de um texto), clique em colar ou Ctrl V. Você pode utilizar a ferramenta de corte demarcado (vide figura abaixo) para deixar a imagem do tamanho que você desejar. Salve o seu arquivo em jpeg com uma resolução razoável e pronto! Assim você pode mostrar os seus trabalho produzidos no AutoCAD em um PC que não tenha o CAD instalado.Eu faço isso sempre que preciso.

Google Earth: uma "boa" ou uma "furada"?

   Olá, caríssimos amigos!
   Você já se perguntou sobre o Google Earth hoje? Pois deveria!
   Será que ele realmente dá um dimensionamento correto?
   No mês passado eu precisei fazer um trabalho no AutoCAD que consistia em fazer uma junção de duas pranchas  de tamanho A0 onde uma apresentava a escala de 1:50 e a outra apresentava a escala de 1:100, mas a questão era que para posicioná-las corretamente e precisaria utilizar o Google Earth para saber a distância que havia entre cada elemento. 
   O Google Earth tem uma ferramenta que permite que você fassa medições de qualquer distância desejada dentro do planeta, tudo isso no conforto da sua casa, mas cuidado! Essas medidas podem ser um pouco confusas. Experimente fazer a mesma medição, mas utilizando um zoom diferente. Pronto? Já experimentou? Pois é! Uma distância que "de verdade" pode ser 4 metros, pode acabar saído como 3.5 m ou 3.75 m se você tiver sorte!
   A dica é: utilize o máximo de zoom possível para que dê o resultado mais próximo e use um pouco de discernimento para identificar a medida correta.
   Respondendo ao título desta postagem: o Google Earth pode ser uma boa sim, mas depende de como você vai utilizá-lo. Eu consegui terminar o meu trabalho no prazo desejado e ganhei o valor merecido. Bom, então para mim o Google Earth é uma boa.
Segue abaixo a imagem do meu trabalho, mas não vou colocar o endereço porque...
...porque não precisa.
Obrigada pela visita e até a próxima!


Escada: fácil ou difícil?

    Resposta: tudo depende da sua criatividade!
   A escada no AutoCAD não é um "bicho de sete cabeças". O que eu posso dizer é que para começar você precisa saber a altura do pé-direito(altura das paredes do térreo), assim você já pode estudar o dimensionamento dos degraus(altura, largura e comprimento). Também deve ser lembrado o tipo de cliente para o qual esta escada será desenvolvida. Por exemplo: se for para uma casa onde moram idosos a escada deve ser bem ampla, com degraus não muito curtos, com corrimão na lateral e com piso antiderrapante; se for uma casa com em que morem crianças , utilizar as mesmas características citadas acima, mas acrescentando portões de segurança tanto na parte superior quanto na parte inferior. 


   A escada que será apresentada logo abaixo foi criada por mim, onde eu primeiramente a dimensiono no papel e em seguida eu passo para o AutoCAD.

     Uma Super Dica!
   A melhor forma que eu encontrei para fazer uma escada foi escolhendo a lateral na qual eu iria trabalhar(clique ou digite view,3D view ,SW isometric). A reta que você utilizará é a Z. Para que a escada seja feita com menor margem de erro é preciso que as paredes já estejam levadas. Em seguida você utilizará a ferramenta Polyline para fazer uma linha sem quebras, você terá que desenhar com bastante cuidado para não dar aqueles dois cliques, basta dar apenas um clique e digitar o tamanho desejado, tanto para a altura tanto para a largura. Mais precisamente será feito o contorno da escada para que você não precise utilizar o comando boundary, de modo que seja utilizado apenas o extrude.
   Quando você terminar de fazer o contorno da lateral Z da escada ela deve ficar totalmente demarcada quando você passar o mouse por cima dela.Em seguida utilize o comando extrude para indicar a largura da sua escada.



   Esta escada é bem simples e rápida de reproduzir no CAD.
   Escadas não são difíceis, o que as torna um pouco complicadas é o design, mas um dos maiores méritos da evolução da arquitetura é a junção de funcionalidade e beleza, o que torna o um bom trabalho dos designers a "menina dos nossos olhos".

Tente exercitar também!

   A imagem a seguir é um dos meus primeiro exercícios. Primeiramente ela foi produzida no CorelDRAW, tanto por eu não saber utilizar quanto por eu não ter o AutoCAD. Para exercitar eu passeio o projeto deste residência para o CAD. Será que o AutoCAD é como andar de bicicleta? Acho que não.











Seja bem vindo(a)!

   Fico muito grata pela sua visita!
  Sinta-se à vontade para olhar os meus trabalhos.
  As imagens foram salvas em jpeg para garantir que o seu computador possa ler todas elas.
Em breve será postada uma biblioteca com exemplos de mobílias e eletrodomésticos para que você possa decorar o seu imóvel com mais facilidade. Vou avisando que gosto de trabalhar utilizando a escala de 1:1, assim fica mais fácil de plotar.
  No decorrer dos dias serão postados dicas e links de vídeos que falam sobre o manuseio do AutoCAD.
  Para quem está começando a utilizar o AutoCAD agora, é muito importante que haja paciência e dedicação, assim, ferramentas como fillet, trim, scale, entre outras, começaram a ser utilizadas com bastante rapidez.
  Peço a vocês, caros amigos, que postem suas dúvidas. Responderei o mais breve possível.